sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TD de Biologia Celular!

Opa pessoal, passei uns dias sem postar porque como todo mundo, eu também estou na luta pra fazer o artigo e ainda estudar para as provas. Mas vamos arrumar um tempinho aí e eu venho aqui para postar mais.

Hoje eu vou postar as respostas do TD que Rosa deixou na UNP virtual para o grupo de estudos.

QUESTÕES OBJETIVAS

1- Letra C
2- A primeira e a ultima alternativa estão certas.
3- Letra B
4- Letra B
5- Letra A

QUESTÕES SUBJETIVAS

1- A) De um ovócito primário é obtido um ovócito secundário e três corpúsculos polares. No fim da maturação a mulher expele essas células germinativas, mas somente o ovócito secundário apresenta fecundidade, os corpúsculos não resistem.

B) Se um espermatócito primário apresentar 20 cromossomos, os espermatozóides vão conter 10 cromossomos. O espermatócito primário sofrerá meiose I reducional, ou seja, se dividirá em dois espermatócitos secundários, e cada um deles vai sofrer meiose II se dividindo em quatro espermátides que após passarem por um período de diferenciação se tornarão esses espermatozóides de 10 cromossomos. Mas sabemos que seria inviável essa quantidade cromossomial sabendo que a quantidade mínima seria na célula germinativa, 23 cromossomos.

C) O gameta feminino é maciço e não apresenta mobilidade, no seu período de gametogênese ele apresenta 3 fases, já o masculino possui inúmeras estruturas distintas do feminino, sua morfologia é totalmente diferente, O processo masculino passa por quatro fazes, tendo a diferenciação como diferença.

2- A) A fase I é o período de crescimento, posterior ao período de germinação, nessa fase o espermatócito primário ganha substancias para que tenha massa suficiente para passar pela primeira meiose. A fase II é o período de maturação em que o gameta passou pela primeira meiose, dando origem a dois espermatócitos secundários com 23 cromossomos cada, e é aí que ocorre a meiose II, Fazendo com que cada espermatócito secundário dê origem a duas espermátides. Na fase III a espermátide passa por um período de diferenciação em que acontece o surgimento do flagelo, e perca do citoplasma, surgindo assim o espermatozóide.

B) Os monitores ficaram de nos dar essa resposta próxima sexta.

3) A) Túbulos Seminíferos
B) Etapa I
C) 46 Cromossomos
D) Células de Leyding se encontra na fase IV

4) A) * Complexo de Golgi – Na fase de espermátide o complexo de golgi forma o capuz acrossômico que é uma parte do espermatozóide que contem varias enzimas proteolíticas de suma importância no processo de fecundação para a perfuração do ovócito.

* Mitocôndrias – Responsável pela respiração celular e produção de energia necessária para a realização do movimento exercido pelo flagelo, que permite a mobilidade do espermatozóide.

* Centríolos – Os centríolos são organelas presentes no interior do espermatozóide, são responsáveis pelo surgimento do flagelo que é responsável pela locomoção do gameta.

B) A capacitação do espermatozóide serve para deixa-lo mais ativo. Neste processo uma capa glicoprotéica e proteínas seminais são removidos da superfície do acrossoma do espermatozóide. Modifica-se o colesterol e o potencial da membrana do mesmo.

C) Acontece quando os espermatozóides capacitados entram em contato com a corona radiata do ovócito secundário, provocando perfurações do acrossoma liberando as enzimas na corona radiata.

Prontoo.. qualquer coisa já sabem, só me falar!

Segunda nós começamos com nossas aulas!

Beijooooooooos da Gorda! ;*********

Nenhum comentário:

Postar um comentário