terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dosagem de Glicose no Sangue!

Bem pessoal, to vindo aqui só pra esclarecer o que ouve na prática de Pablo. Poderá cair uma questão na prova sobre o que aconteceu lá na aula, e não foi nada mais do que o processo de medição da quantidade de glicose no sangue. Vou explicar em forma de história.

Primeiramente o indivíduo com suspeitas de Diabetes vai fazer a sua glicemia de jejum para saber o nível de glicose do sangue. Após a retirada do sangue e o encaminhamento para o laboratório, o primeiro passo a ser seguido é a colocação do sangue na centrífuga para que sejam separados os glóbulos vermelhos do Plasma (soro), que é o que irão utilizar para verificar a glicose. Após a retirada do soro são preparadas três soluções para que seja identificado o nível de absorbância da solução (quantidade de Luz absorvida);
Essas três soluções são preparadas, Uma vai ser o primeiro tubo de ensaio, que vai ser o BRANCO, nele será encontrado só o reagente de cor, e esta será a parte negativa do cálculo.
No segundo tubo de ensaio será o TESTE que irá conter uma solução composta por uma amostra de soro e reagente de cor.
No terceiro tubo de ensaio será o Padrão deverá conter uma solução composta por reagente de cor e um reagente padrão, e esta será a parte positiva do cálculo de absorbância.

Após a preparação de todas essas soluções deve-se homogeneizar as substâncias e leva-las ao banho Maria por 15 minutos para que o reagente de cor reaja com mais rapidez de acordo com os níveis de glicose, quanto mais rosa, mais glicose contém.

Depois de retirada, as amostras serão levadas ao espectofotômetro, para que feixes de luz sejam aplicados a substância para observar a quantidade de luz absorvida pelas soluções (Absorbância)

Após identificar os resultados por meio da utilização do espectofotômetro para analisar os níveis de absorbância, pega-se o valor encontrado na absorbância do teste, dividido com o valor encontrado na absorbância do Padrão que ao ser multiplicado os dois valores por 100 dará o resultado da concentração de glicose presente na análise do sangue coletado no laboratório.

Com o resultado em mãos, pode-se observar que a glicose do paciente deu 70 mg/dL, ou seja o seu nível de glicose no sangue está controlado.


Beijoss Pessoal ;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário