domingo, 18 de outubro de 2009

HISTOFISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

1 - OVÁRIOS – Superfície coberta por um epitélio pavimentoso ou cúbico simples, o epitélio germinativo. Debaixo desse epitélio germinativo há uma camada de tecido conjuntivo denso, a túnica alburguínea. Abaixo da túnica há uma região cortical que predomina a estadia dos folículos que contem ovócitos. A parte mais interna do óvulo é a região medular que contém tecido conjuntivo frouxo rico em vasos.

- No ovário há a presença de folículos existem folículos do tipo Primordial, que é um ovócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares; Existem os primários unilaminar que é um ovócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares que sofreram espessamento; Os Primários multilaminares que são ovócitos primário envolvido por varias camadas de células foliculares; Existe o Folículo Antral que é um folículo no qual um líquido folicular começa a se acumular no interior da célula formando regiões chamadas de Antro. E por último o Folículo Maduro ou de Graaf que é um folículo que já está na máxima maturação pronto para expelir o ovócito.

- Após a maturidade do gameta, ou seja após a celular ter passado por ovulogênese, (processo que nós estudamos em Biologia Celular) o mesmo será expelido, esse processo é denominado ovulação.
A ovulação é a expulsão pelo folículo maduro de um ovócito recoberto por células da corona radiata, esse processo acontece uma vez por mês, o estímulo para ovulação é um pico de secreção de hormônio luteinizante (LH) que é produzido devido aos altos níveis de estrógeno liberados pelos folículos em desenvolvimento.

- Após a ovulação, as células da granulosa e as células da teca interna do folículo, se organizam e formam uma glândula endócrina temporária chamada de corpo lúteo. O destino do corpo lúteo depende de como ele é estimulado após sua formação.Quando não ocorre a gravidez o corpo lúteo desaparece pela falta de LH (10 à 12 dias); Com a gravidez o sinciciotrofoblasto da placenta produz gonadotrofina coriônica que estimula o corpo lúteo à permanecer e produzir estrógeno e progesterona

2 – TUBAS UTERINAS

- Regiões:
- Infundíbulo;
- Ampola;
- Istmo;
- Parte uterina: intramural.

A parede da tuba uterina é composta por três camadas, uma

Mucosa que é formada de um epitélio cilíndrico simples e uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o epitélio contem dois tipos de célula: um é ciliado para que facilite a fecundação e outro é secretor. Os cílios batem em direção ao útero movimentando nesta direção uma película de muco que cobre sua superfície , este liquido consiste principalmente em produto das células secretoras que estão interpostas com as células ciliadas. Essa secreção promove a capacitação espermática.

Muscular – uma camada espiral interna e uma longitudinal externa.

Serosa– formada de uma lamina visceral do peritônio.

3 – ÚTERO
O útero é um órgão de paredes espessas é basicamente dividido em duas partes corpo que equivale a 2/3 do útero e cérvice que equivale a 1/3.

A parede uterina é dividida em três partes o Perimétrio que é composto por uma camada serosa, o Miométrio que é uma camada de tecido muscular liso e o Endométrio que é a parte mais interna da parede e é composta por um epitélio simples cilíndrico que contém células ciliadas e secretoras, é dividido em duas camadas, a basal e a funcional. A basal é a mais profunda, é composta por tecido conjuntivo e pela porção inicial das glândulas uterinas. A camada funcional é formada pelo restante do tecido conjuntivo da lamina própria.

CICLO MENSTRUAL, composto por:

- Fase menstrual: 1° ao 4° dia;
- Fase proliferativa: 5° ao 14° dia
- Desenvolvimento do folículo ovariano;
- Produção de estrógeno;
- Aumento da quantidade de células do endométrio
- Fase secretora: 15° ao 28° dia
- Corpo lúteo secreta progesterona que estimula as glândulas uterinas a secretar.

4 - VAGINA
O epitélio da mucosa vaginal de uma mulher adulta é pavimentoso estratificado, a lamina própria da mucosa da vagina é composta de tecido conjuntivo frouxo muito rico em fibras elásticas. A camada muscular da vagina é composta principalmente de pacotes longitudinais de fibras musculares lisas.

A vagina é a parte excretora do fluído menstrual, recebe o pênis e se limita do vestíbulo da vagina até o colo do útero. Contendo na parte inicial uma membrana de proteção, o hímen.

5 – GENITÁLIA EXTERNA

Composta por: Clitóris, pequenos lábios, grandes lábios e vestíbulo da vagina.

O clitóris e o pênis são homólogos em origem embrionária e estrutura histológica. O clitóris é coberto por um epitélio pavimentoso estratificado.
Os lábios menores são dobras da mucosa vaginal que tem tecido conjuntivo penetrado por fibras elásticas, o epitélio pavimentoso que os cobre tem uma delgada camada de células queratinizadas na superfície. Contem glândulas sebáceas e sudoríparas
Os lábios maiores são dobras de pele que contem uma grande quantidade de tecido adiposo e uma delgada camada de músculo liso. Sua estrutura interna tem estrutura histológica igual a dos lábios menores. Contem glândulas sebáceas e sudoríparas.

Taí pessoal, um monte de resumo pra vocês, mais tarde eu posto mais ainda

Beijosss ;****

Nenhum comentário:

Postar um comentário