domingo, 18 de outubro de 2009

HISTOLOGIA DO TRATO DIGESTIVO

O trato digestivo é composto basicamente pelo tubo digestivo e glândulas anexas. O tubo digestivo tem como órgãos a cavidade oral → faringe → esôfago → estômago → intestino delgado → intestino grosso e como Glândulas anexas: Glândulas salivares, Fígado e Pâncreas.

Tem função de transformar os alimentos para serem absorvidos os nutrientes dos mesmo. A estrutura histológica do trato digestivo é basicamente a mesma, a parede dos seus órgãos são compostas por quatro tipos de camadas, a mucosa, a submucosa, a muscular e a serosa.

A camada mucosa é basicamente composta por epitélio simples de revestimento cilíndrico, uma lamina própria de tecido conjuntivo frouxo que é super vascularizado por vasos sanguíneos e linfáticos , é composta também por glândulas e tecidos linfóides é composta também por algumas células musculares lisas. Tem também a parte muscular da mucosa que contem uma camada de células musculares lisas sendo uma longitudinal e outra circular que é mais externa. Tem função transporte, absorção, proteção e secreção, nos diversos locais onde ela se encontra.

A camada submucosa é composta por tecido conjuntivo riquíssimo em vasos sanguíneos e linfáticos, contem plexos nervosos de sensibilidade e apresentam a presença de gânglios e tecidos linfóides.

A camada muscular é composta por células musculares lisas divididas em duas subcamadas:
- Subcamada interna: orientação circular;
- Subcamada externa: orientação longitudinal;
Contem Plexo nervoso (plexo de Auerbach);
E apresenta também tecido conjuntivo contendo vasos sanguíneos ou linfáticos

A camada serosa recobre a extremidade externa de todos os órgãos, pois deriva do peritônio, com a composição de tecido conjuntivo frouxo e epitélio simples pavimentoso.


Após conhecermos a base estrutural de todas as estruturas digestivas, vou agora falar das peculiaridades de casa uma.

*O esôfago é um tubo muscular que realiza o peristaltismo para deglutição, é composto por mucosa, submucosa, muscular e serosa. O seu diferencial esta que na sua submucosa existe a presença de glândulas esofágicas que produzem muco.

*O estômago é caracterizado pela secreção do suco gástrico que serve para quebrar as macromoléculas em micromoléculas, caracteriza-se também pela absorção de vitamina B12, água, sais, açúcar e álcool. O seu detalhe é encontrado na mucosa, que contem glândulas gástricas (região do corpo e fundo): tubulosa simples com vários tipos de células secretoras algumas delas são:
- Células parietais: que secretam ácido clorídrico e suco gástrico
- Células principais: que secretam pepsinogênio e lípase
A sua submucosa é o tecido conjuntivo frouxo sem glândulas e a camada serosa é chamada de mesotélio.

*O intestino delgado é caracterizado pelos processos finais da digestão e absorção final também. Na sua mucosa identifica-se a presença de:
- Células absortivas
- Células caliciformes
- Células argentafins: serotonina (estimula a motilidade)
- Células de Paneth
E na sua Submucosa existe a presença de: Gl. de Brunner (secreção alcalina)

*O intestino grosso serve de absorção de água para finalizar o processo de digestão e eliminação do bolo fecal. Na sua mucosa verifica-se a presença de células caliciformes que produzem muco. E também a presença de nódulos linfáticos na mucosa;
O Ânus: epitélio estratificado pavimentoso pois necessita de proteção, resistência e elasticidade.

GLANDULAS ANEXAS

*Fígado – responsável por:
- destruição das hemácias;
- emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile;
- armazenamento e liberação de glicose;
- síntese de proteínas do plasma;
- síntese do colesterol;
- lipogênese, a produção de triglicerídeos (gorduras);
- trombopoietina - plaquetas;
- conversão de amônia em uréia;
- purificação quanto a diversas toxinas;
- destoxificação de muitas drogas e toxinas

*Pâncreas - Glândula do sistema digestivo, é uma glândula anfícrina, pois tem faces endócrinas e exócrinas. A Endócrina secreta insulina, glucagon e somatostatina; E é Exócrina secretando suco pancreático que contém enzimas digestivas.

3 comentários: