segunda-feira, 26 de outubro de 2009

HISTOLOGIA DO APARELHO URINÁRIO

Opa pessoal, estamos de volta aí com os resumos, essa semana voltando a postar resumos detalhados das matérias que agente ta começando a ver, já pra chegar na última prova estourando com a nota.

Bem a histologia do Sistema Urinário é simples demais, devido o sistema ter a presença de poucos órgãos. E nós já cassamos de estuda-lo em todas as matérias possíveis!

Primeiramente temos que saber que o aparelho urinário tem a função de exercer um processo complexo que envolve, filtração, absorção e secreção. Além da função de regulação do meio interno os rins também tem funções de secretar hormônios como a retina que participa da regulação da pressão sanguínea. Os órgãos que compõem o sistema são: Rim, Ureter, Bexiga e Uretra.

RIM

O Rim é constituído por duas partes, a cortical e a medular.

Como a etiologia da palavra já fala, a parte cortical, vem de córtex, que está sempre mais externo. Então a região cortical do Rim está situado na parte mais externa histologicamente é composta por um tecido conjuntivo denso.

Na parte medular acontece os processos metabólicos do Rim. É formada por 10 a 18 pirâmides medulares ou lobos renais. Cada Lobo é constituído por um tecido conjuntivo denso que lhe fica em volta, delimitado pelas arteríolas interlobulares. Cada Lobo deste contem milhares de Néfrons, que são as unidades fundamentais da filtração.

- Cada Néfron é composto por Corpúsculo renal
- Túbulo contornado proximal
- Alça de Henle ( parte delgada e parte espessa)
- Túbulo contornado distal

As duas porções da alça de Henle, que são retilíneas, encontram-se na zona medular do rim. Já os corpúsculos renais e os túbulos de trajeto tortuoso (contorcidos proximal e distal) alojam-se no córtex (zona cortical).

O sangue entra através das arteríolas renais passa pelos tubos do néfron, é filtrado, as impurezas são aparadas pelos ductos coletores, e o que for bom é devolvido para a corrente sanguínea.


URETER

É um órgão muscular que conduz a urina do rim até a bexiga. Assim como os rins, são em número de dois. Cada um mede aproximadamente 25cm. O ureter atravessa obliquamente a parede da bexiga, de modo que se forme uma válvula que impede o refluxo da urina. O ureter é composto por três túnicas, que são as seguintes:

Túnica Mucosa
- Epitélio estratificado de transição,, que deve aparecer por três motivos que são os seguintes: devido a constante descamação celular; para que possa haver a dilatação do lúmem; para evitar a absorção de urina.
- Lâmina própria de tecido conjuntivo denso.
Túnica Muscular
- Nos 2/3 superiores do ureter existem as seguintes camadas:
* Longitudinal interna
* Circular externa
- No terço inferior há as seguintes:
* Longitudinal interna
* Circular média
* Longitudinal externa

Túnica Adventícia – constituída por Tecido Conjuntivo Fibroelástico.

BEXIGA

É um órgão que recebe a urina formada pelos rins, armazena-a por algum tempo e a conduz ao exterior à medida que aumenta a quantidade de urina dentro da bexiga, o que faz com que se eleve a pressão endovesical (normalmente 10 cm de água) e, por volta de 200-300 ml, desencadeie a sensação de micção. A bexiga também é composta por três túnicas, que são as seguintes:

Túnica Mucosa

- Epitélio estratificado de transição .
- Lâmina própria de tecido conjuntivo denso.

Túnica Muscular
Costuma ser mal definida. É constituída por três camadas (iguais as do terço inferior do ureter) que são as seguintes:
* Longitudinal interna (formando o músculo Detrusor).
* Circular média.
* Longitudinal externa.

Túnica Adventícia e Túnica Serosa – constituída por Tecido Conjuntivo Fibroelástico. Em sua porção superior, a bexiga possui uma pequena região revestida pelo folheto visceral do peritôneo.

URETRA

é um tubo fibromuscular que conduz a urina da bexiga para o exterior, durante o ato da micção. Nos homens, a uretra dá passagem ao esperma na ejaculação. Já nas mulheres é um órgão exclusivo do sistema urinário.
A uretra masculina possui três porções – a prostática, a membranosa e a cavernosa ou peniana.

*Uretra prostática: inicia-se na bexiga e atravessa a próstata. Tem aproximadamente 3-4 cm de comprimento. É onde desembocam os dois Ductos Ejaculadores, pelos quais passa o esperma. É revestida por epitélio de transição.

*Uretra membranosa: tem 1cm de extensão e é revestida por epitélio pseudo-estratificado colunar. Nela que estão situadas as glândulas de Cowper e um esfíncter de músculo estriado: o esfíncter externo da uretra.

*Uretra peniana ou cavernosa: Atravessa o bulbo, o corpo e a glande do pênis. A luz da uretra peniana é um pouco mais dilatada no bulbo (fossa intrabulbar) e na glande (fossa navicular). Apresenta epitélio pseudo-estratificado colunar, com áreas de epitélio estratificado pavimentoso. As glândulas de Littré são do tipo mucoso e encontram-se em toda uretra, predominando na parte peniana.

*Quanto à URETRA FEMININA, esta é um tubo de 4-5 cm de comprimento, revestido por epitélio plano estratificado, com áreas de epitélio pseudo-estratificado cilíndrico. Possui um esfíncter de músculo estriado, o esfíncter externo da uretra, próximo à sua abertura no exterior.


Bem pessoal, mais um resumo completinhoooo, amanhã quando eu tiver acesso ao slide eu posto a questão do sistema urinário relacionado a embriologia!

Beijoooooo da Gorda e Boa semana! ;********

2 comentários: