quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Resposta do estudo dirigido de Bioquímica

1- Os carboidratos tem função:
Anticoagulante - impedindo a coagulação;
Lubrificante - fazendo com que exista menos atrito entre as moléculas;
Estrutural - (quitina), fazendo com que organismos de alguns seres vivos sejam mais resistentes, e também na membrana plasmática da célula;
Antigênica - ativando o sistema imunológico com a chegada de substancias reativas;
Energética - são as principais fontes de energia sob forma de ATP;
Reserva energética - dando um maior sustento de energia ao indivíduo;
Regulador protéico - Regulam o metabolismo protéico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos;
Facilitar a digestão - A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.

2 – Respondido na folha.

3 – Respondido na folha.

4 – É uma ligação de tipo Beta, é ligado pelos carbonos B1-4. A ligação B1-6 está na folha.

5 – Os polissacarídeos são classificados em Homopolissacarídeos e Heteropolissacarídeos.
Os homopolissacarídeos são os polissacarídeos que são compostos por monossacarídeos iguais, tem funções de combustível para célula como o glicogênio e amido; e tem função também estrutural como a celulose e quitina.
Os heteropolissacarídeos são os polissacarídeos compostos por diversos tipos de monossacarídeos, formam a parede extracelular das bactérias e matriz extracelular.

6 – O peptídioglicano é o componente presente na parede celular das bactérias Gram +, o mesmo é importantíssimo para ela pois forma um envelope que protege a bactéria da lise osmótica (rompimento da ligação B1-4).

7 – A Penicilina inibe a enzima transpeptidase responsável pelas ligações cruzadas: bactéria é lisada, ou seja, a penicilina atua na quebra da variação de ligações impedindo que a mesma reconstitua a sua parede celular.

8 – A insulina é produzida pelas células beta do pâncreas. Ela tem a importância no controle da diabetes pois ela induz o aparecimento de receptores de glicose da membrana plasmática fazendo com que a glicose seja transportada para o interior do citoplasma da célula.

9 - As Proteínas de estrutura PRIMÁRIA são as proteínas mais simples e são formadas basicamente por aminoácidos interligados.As Proteínas de estrutura SECUNDÁRIA são as mais comuns no nosso dia-dia, como por exemplo o colágeno, e se forma quando um aminoácido se interage com outro através de pontes de Hidrogênio. Existem dois tipos de proteínas secundárias: Hélice e Folha. Hélice – são estruturas das proteínas nas quais os aminoácidos se interagem com algum outro próximo a ele, dando a proteína um formato helicoidal, ou seja, de hélice.Folha – são estruturas das proteínas nas quais os aminoácidos se interagem com os que estão em uma cadeia polipeptídica do lado, dando a estrutura um formato sanfonado.As proteínas de estrutura TERCIÁRIA se formam quando um aminoácido se interage com outro bem distante do mesmo através de pontes de Hidrogênio, tornando a estrutura como um verdadeiro ‘ninho’ (iuahaiuhaiuh) sendo uma estrutura semelhante a uma bola de papel amassada.As proteínas de estrutura QUATERNÁRIA se formam quando uma estrutura de um tipo interage com outro, como por exemplo: Uma terciária se interagir com uma primária, ou uma primária com uma secundária, ou vice e verso. Essas proteínas são de alta complexidade, tem como exemplo a Mioglobina e a Hemoglobina.

10 – Oxigênio e Gás Carbônico.


11 – O que difere nas estruturas das proteínas, assim como nas suas funções, são os arranjos dos aminoácidos no decorrer da sua cadeia, a partir do momento em que há uma diferenciação e um aminoácido for trocado por outro em uma seqüência, mudará o nome, função e estrutura da proteína.

12 – A criança apresenta sinais e sintomas que apontam um quadro anêmico. Apresenta esses sintomas por decorrência da falta de oxigênio, e de outras conseqüências causadas por falta de ferro que é um dos nutrientes de maior importância pois atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo como já foi supracitado

13 – A hemoglobina glicosilada é importante no controle da Diabetes pois este exame apresenta os níveis de glicose nos últimos 90 à 120 dias permitindo assim que se faça uma análise mais precisa da situação do paciente.

14 – Consiste na união de dois aminoácidos através de síntese por desidratação, ou seja um peptídeo ( dois aminoácidos unidos por ligação peptídica)

15 – A Mioglobina é uma proteína de estrutura quaternária, tem como principal função a facilitação do transporte de gases para o interior das células musculares, tem a presença de um único grupamento Heme que é basicamente composto de feII e outros compostos, tem a função de se prender ao oxigênio e transporta-lo. É uma proteína de suma importância pois sem este transporte as fibras musculares não conseguiria realizar suas funções metabólicas por falta de Oxigênio.

16 – A anemia falciforme se caracteriza por uma anormalidade em um aminoácidos da hemoglobina, que muda diretamente na forma da hemácia, fazendo com que a mesma tenha uma estrutura rígida, com forma de foice e com pouca flexibilidade que irá implicar no transporte de gases e até nas funções das hemácias, a maioria desses casos contraem a doença por genética.
A anemia falciforme apresenta manifestações clínicas como crises dolorosas nos músculos, ossos, redução do fluxo sanguíneo e falta de oxigenação dos tecidos. Também apresenta palidez, cansaço físico fácil (devido a falta de oxigenação) e Icterícia, úlceras, síndrome de mão e pé, entre outras.
O Diagnóstico pode ser feito através do teste do pezinho, no teste da mancha e teste de afoiçamento, além da heletroforese da hemoglobina (quando não feito o teste do pezinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário